Case Study

Solução de Integração Logística

1050x700_casestudies_bizay_integracao_logistica

O cliente

 

bizay_logosquare.us-1

 

Indústria
  • Serviços de Marketing
  • Fundada em 2013
  • Também conhecida como 360imprimir (em Portugal)
  • Primeira gráfica online portuguesa
  • Presente em mais de 21 países, como Alemanha, Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Polónia, Suécia, entre outros.

 

Desafios
  • Uniformizar o processo de integração com distribuidoras;
  • Padronizar as funcionalidades e a interpretação de dados comunicados com cada distribuidora;
  • Criar cadeias logísticas que podem combinar diversas distribuidoras para assegurarem entregas em qualquer parte do mundo.

Solução

A solução passou pela criação de uma camada de API que padroniza a comunicação com qualquer distribuidora.

A interface principal permite integrar com as diversas distribuidoras em todo o mundo, sem necessidade de customização em função da distribuidora em causa. Isso permite que a Bizay possa oferecer aos seus parceiros uma documentação de integração única e com a vantagem de conseguir selecionar a distribuidora que possui as melhores condições, consoante o local de entrega e os custos.

Além da solução de API, criámos uma plataforma de back-office através da qual a Bizay possui total controlo sobre as configurações e funcionalidades, nomeadamente:
:

  • Criação de produtos logísticos;
  • Gestão de eventos de tracking centralizado das mercadorias;
  • Gestão de cadeias logísticas;
  • Conversões cambiais;
  • Gestão de tenants;
  • Gestão de serviços;
  • Gestão de zonas de entregas;
  • Classes de peso;
  • Pontos de pickup.

Metodologia

Foi utilizada a metodologia Scrum.


Tecnologias

  • .NET5
  • Azure Cloud
  • Azure SQL Server
  • Azure Storage Account
  • Angular

Resultados

Os parceiros e a própria Bizay possuem agora uma plataforma transversal padronizada, através da qual podem aceder a serviços de mais de 35 distribuidoras, controlar esses mesmos serviços e configurar zonas de entrega em mais de 21 países.

 

Números importantes da solução:

  • Em 2022 foram criados mais de 293.000 serviços de distribuição;
  • 24.000 envios por mês;
  • 815 envios por dia;
  • 34 envios por hora;
  • 1 envio a cada 2 segundos;
  • Mais de 40 requisições por segundo à nossa API.

Distribuidoras integradas na solução:

  • SSW
  • BRT
  • DPD
  • PB
  • Chronopost
  • InPost (Itália; Polónia)
  • Tootpost
  • Mondial Relay
  • Virtual
  • Paack
  • Dummy
  • Spring
  • Ceska Posta CZ
  • DHL (Express; Parcel)
  • CTT Correios
  • UPS
  • GLS (Itália, França, Irlanda)
  • TNT
  • Jadlog
  • Yodel
  • MRW
  • Estafeta
  • Instabox
  • FedEx
  • Bring
  • B2LOG

Tempo e recursos

O projeto teve a duração de 2 anos e, atualmente, ainda exige algumas horas para melhorias e correções. A equipa envolvida incluiu:

  • Gestor de Projeto
  • Especialista de Quality Assurance (QA)
  • 5 Developers de Back-end
  • 2 Developers de Front-end
  • 1 Analista Funcional
  • 1 Arquiteto .NET

Arquitetura

Arquitetura

 


Imagens da aplicação

 

Área de Distribuidoras:

Área Distribuidoras

 

Área de Cadeia Logística:

Área Cadeia Logística

 

Área de Tracking Codes:

Área Tracking Codes