O espaço de trabalho típico está a mudar. Com mais e melhores ferramentas disponíveis para colaboração virtual e comunicação, a maioria dos profissionais procura uma empresa que lhes ofereça a possibilidade de  trabalho remoto, pelo menos, parcialmente.

Gerir equipas remotas pode ser desafianteas empresas precisam de desenvolver estratégias para garantir que as suas equipas permanecem motivadas e que não perdem as suas conexões com os valores corporativos. Como tal, permitir a prática de teletrabalho pode trazer muitos benefícios para os funcionários, bem como para as empresas. Resumimos as principais vantagens.

 

BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS

 

#1 NÍVEIS DE PRODUTIVIDADE MAIS ELEVADOS

Muitos gestores têm dificuldades em lidar com o conceito de equipas remotas, questionando-se os funcionários estarão realmente a trabalhar uma vez que não estão no escritório. No entanto, vários estudos mostraram que, ao trabalharem a partir de casa, os funcionários tendem a começar o trabalho mais cedo e a fazer menos pausas durante o dia. Além disso, ao trabalharem num ambiente mais tranquilo, com menos distrações, os colaboradores conseguem trabalhar de forma muito mais eficiente.

 

#2 POUPANÇA

Com menos pessoas a trabalhar localmente, as empresas têm a possibilidade de utilizar os seus espaços de trabalho de forma mais eficiente, o que pode levar a uma poupança considerável no que respeita à renda de aluguer do espaço de escritório.

 

#3 AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

A oferta de condições de trabalho mais flexíveis de trabalho pode ser um fator diferenciador para atrair os melhores talentos, ou até mesmo para garantir que os seus não saem. Um número crescente de profissionais afirma que mudaria de emprego para ter locais de trabalho mais flexíveis. 

 

 

BENEFÍCIOS PARA PROFISSIONAIS

 

#1 MAIOR FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO

Trabalhar a partir de casa confere aos trabalhadores um maior controlo sobre o seu horário de trabalho, o que pode ser fundamental para um melhor equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

Levar as crianças à escola e ainda assim ter tempo para uma ida ao ginásio de manhã, atender a um pequeno recado a meio do dia, marcar uma consulta médica ou simplesmente estar em casa para receber uma encomenda. Tudo isto poderá ser muito mais fácil quando trabalhar a partir de casa.

 

#2 POUPANÇA DE TEMPO

Mais de 20% dos cidadãos europeus passam, pelo menos, 90 minutos por dia em deslocações. Ao trabalharem a partir de casa, os colaboradores podem usar parte desse tempo para dormir mais de manhã, desfrutar de um pequeno-almoço mais saudável, passar mais tempo com a família e amigos, fazer exercício ou até mesmo abraçar um novo passatempo.

 

#3 POUPANÇA DE DINHEIRO

Quem está em teletrabalho tende a poupar dinheiro no final do ano, mesmo que o façam apenas parcialmente. Combustível, estacionamento, almoços; todos estes são custos que podem ser reduzidos de forma substancial.

 

#4 PERSONALIZAÇÃO DO ESPAÇO DE TRABALHO

Os colaboradores são mais produtivos num espaço de trabalho que é confortável e que está adaptado às suas necessidades. Ao estar em teletrabalho, é-lhes possível personalizar o seu escritório sem quaisquer limitações – quer seja através de uma cadeira mais ergonómica, um descanso para os pés ou um rato para computador de melhor qualidade.


#5 MELHOR SAÚDE

Trabalhar a partir de casa pode ajudar os funcionários a melhorar a saúde. Quem está em teletrabalho tem mais tempo para fazer exercício, comer de forma mais saudável e está menos exposto a doenças (por ex.: constipações, gripes). E também reduz os níveis de stress (por exemplo, ao reduzir a exposição ao trânsito em hora de ponta) e permite-lhes ter mais tempo para si, o que contribui para uma melhor saúde mental.

Partilha este artigo