Agile IT

Break_TitleToBody_Header

Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas devem redobrar os esforços para impulsionar a inovação e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado. É por isso que adaptamos as nossas metodologias de trabalho às necessidades do cliente, garantindo agilidade e eficiência, bem como máxima flexibilidade e rapidez de resposta.

O que é Agile?

Agile é uma abordagem iterativa de gestão de projetos que incentiva a colaboração constante, comunicação aberta, flexibilidade e melhoria contínua do processo e de todos os membros da equipa envolvidos.

Esta metodologia divide cada projeto em várias fases mais pequenas. Após cada uma, há um período de revisão para determinar o que pode ser melhorado, o que significa que o Agile é altamente responsivo ao feedback, à mudança e à otimização.

Ao utilizar frameworks Agile no desenvolvimento de software, a Alter Solutions assegura que os projetos do cliente evoluem rápida e eficientemente, adaptando-se ao seu feedback. Pronto para criar a sua equipa Agile?

Agile IT com a Alter Solutions

Disponibilizamos vários serviços para ajudar a empresa e as equipas do cliente a transitarem para uma mentalidade Agile:
 Relatório de auditoria

Começamos por realizar uma análise completa e a avaliação dos métodos de trabalho da empresa do cliente.

 

Plano de transformação Agile

Criamos uma estratégia para ajudar a empresa do cliente a implementar uma metodologia Agile, contando com o nosso total apoio ao longo do processo.

 

 Formação

Treinamos as equipas do cliente nas melhores práticas Agile a adotar no dia a dia.

 

Implementação

Apresentamos uma proposta formal para uma implementação bem-sucedida da cultura e ferramentas Agile.

 

Integração DevOps

Definimos uma forma de aumentar ainda mais a produtividade do cliente ao integrar uma abordagem DevOps feita à medida na sua metodologia Agile.

Agile Master cria um plano de transformação agile para um cliente

Como as nossas equipas Agile trabalham

Agile Master e Gestor de Projeto discutem pormenores do projeto

 

As equipas Agile multidisciplinares da Alter Solutions são estruturadas para incluir:

  • Agile Master
  • Gestor de Projeto/Produto
  • Mestre Scrum
  • Designers
  • Programadores
  • Arquitetos
  • Testers

Desta forma, somos capazes de avaliar e responder a vários perfis de negócio, desde startups a empresas com uma posição consolidada no mercado, aplicando a melhor combinação de recursos especializados.

Tipos de frameworks Agile

A filosofia Agile engloba vários frameworks, cada um com os seus próprios princípios. Eis alguns dos frameworks com os quais trabalhamos:
Scrum Masters durante uma reunião diária
Scrum

Sendo um dos frameworks Agile mais populares, o Scrum trabalha com períodos de 2 a 4 semanas, chamados de sprints. Com reuniões diárias para discutir tarefas e desafios, o Scrum é muito focado na equipa e é ideal para projetos onde os requisitos mudam frequentemente.

Kanban

A palavra em japonês significa "painel visual". É por isso que este framework é tão orientado para o visual, proporcionando a cada membro da equipa uma visão única do fluxo de trabalho e do progresso do projeto.

 Lean

Melhorar a produtividade ao minimizar o "desperdício". Esse é o princípio central do Lean: incentiva as empresas a eliminarem atividades demoradas e desnecessárias que comprometem o desempenho geral, dando especial ênfase ao papel dos colaboradores no alcance do sucesso.

 Extreme Programming XP

Uma visão mais técnica do projeto, focada principalmente na qualidade do software e na satisfação do cliente. Garante entregas frequentes para abordar rapidamente as solicitações do cliente.

 LeSS (Large Scale Scrum)

Este framework utiliza os princípios centrais do Scrum, mas numa escala maior, aplicando-os a várias equipas. É ideal para grandes organizações com projetos complexos.

Vantagens da metodologia Agile

Produtos de qualidade superior

Um dos maiores benefícios desta metodologia, já que os testes e os lançamentos frequentes são uma parte importante dela.

Satisfação do cliente

Resultado de entregas incrementais, feedback contínuo e produtos de maior qualidade.

Equipas motivadas

Devido ao ambiente de desafio constante e evolução, mas também ao facto de os membros da equipa se auto-organizarem e serem autónomos.

Eficiência de tempo e custo

Uma vez que as equipas de desenvolvimento são capacitadas e contam com feedback regular, o Agile ajuda a poupar tempo e custos desnecessários.

Maior controlo

As avançadas ferramentas de relatório e a transparência inerente ao Agile contribuem para uma melhor compreensão de como o projeto está a progredir.

Deteção mais rápida de problemas

O fluxo de trabalho otimizado também significa que erros e problemas que possam surgir durante o projeto são rapidamente detetados e corrigidos.

Riscos reduzidos

Uma vez que esta metodologia é altamente flexível, permite ajustes ao longo do caminho e possibilita melhorias contínuas.

Retorno sobre o investimento

Garantido através de entregas antecipadas e frequentes, que permitem à equipa de desenvolvimento Agile adicionar valor às funcionalidades.

Os nossos modelos de negócio


Outsourcing
Outsourcing IT significa contratar prestadores de serviços externos para garantir e entregar determinadas soluções e funções de IT - como desenvolvimento de software. As nossas equipas de Outsourcing combinam a experiência de Engenheiros séniores com o dinamismo e a criatividade de jovens profissionais, resultando em parcerias multidisciplinares e flexíveis que beneficiam o cliente.

Nearshore
Nearshoring significa contratar um parceiro de IT num país próximo. As equipas de Nearshore trabalham no mesmo fuso horário ou num fuso horário muito semelhante ao do cliente e partilham valores culturais de trabalho. Na Alter Solutions, honramos o ADN do Nearshore ao fornecermos metodologias de trabalho adaptadas, gestão de projetos adaptado ao cliente, projetos e equipas presenciais e um idioma comum.

Projetos Chave na Mão

O cliente lança um desafio. As equipas especializadas da Alter Solutions concebem e desenvolvem o projeto para implementação imediata. Tal como o termo "chave na mão" sugere, este modelo significa que o cliente pode simplesmente começar a utilizar o produto acabado depois de o prestador de serviços IT o desenvolver, tendo em conta os requisitos iniciais e os termos de negócios previamente acordados.

cta_contactos4_1_
Vamos fazer o teu
negócio crescer
Contacta-nos!
Estamos a recrutar
Junta-te à equipa!