“$LUNA” é a criptomoeda que perdeu mais de 99% do seu valor numa questão de dias. O objetivo deste artigo é explicar melhor a queda da criptomoeda “$LUNA” e da sua stablecoin “$UST” (Terra USD).

 

CRIPTOMOEDA: TERMINOLOGIA

Em primeiro lugar, é necessário explicar alguns termos que nos serão úteis mais tarde.

 

  • Stablecoin: uma criptomoeda que é projetada para seguir uma moeda fiduciária (como o euro ou o dólar americano), a maioria das stablecoins são suportadas por uma reserva da moeda fiduciária em causa. Isto significa que qualquer pessoa que deseje retirar as suas stablecoins (por ex.: trocar por dólares americanos) deveria poder fazê-lo em qualquer altura;
  • Paridade: a relação de 1 para 1 entre uma stablecoin e a moeda fiduciária sobre a qual é construída.
  • Perda de paridade: quando existe uma discrepância para um lado ou para outro, o que invalida a paridade.

“$UST” E “$LUNA”: AS DISFUNCIONALIDADES NO SEIO DA DUPLA

Ao contrário da grande maioria das stablecoins, a $USTnão é suportada por uma reserva de moeda fiduciária. É o que se pode chamar de stablecoin algorítmica: uma vez que é suposto seguir regras pré-programadas num contrato inteligente. Em contraste, a criptomoeda gémea da $UST, a $LUNA, não é uma stablecoin, pois encontra-se sujeita a especulação, com todas as vantagens e inconvenientes que isso gera.

 

Por exemplo, se o preço de 1 $LUNA, a dado momento, for 2 dólares (USD), podemos então queimar 2 $UST para obter 1 $LUNA. Por outro lado, se tivermos 1 $LUNA e desejarmos ter $UST, basta queimar 1 $LUNA para obter 2 $UST.

 

Esta relação é implementada através de algoritmos bastante complexos e garante-nos que o preço da $UST é suportado pela $LUNA. Além disso, recorrendo novamente ao exemplo de 1 $LUNA = 2 dólares (USD), se podermos comprar 1 $UST por 0,98 dólares (USD), seria interessante para os investidores comprar as $UST e trocá-las por $LUNA (o algoritmo assume sempre que 1 $UST é igual a 1 dólar (USD)), o que trará 0,04 dólares (USD) de lucro, sem risco.

 

No entanto, um dos postulados fundamentais da teoria financeira é que nunca há lucro garantido sem risco. Na verdade, todos tentarão obter esse lucro, o que fará com que o preço das $UST aumente na tentativa de compensar essa “falha”. Além disso, parte do algoritmo concebido para dar confiança às suas criptomoedas possui Bitcoins que poderá vender para comprar $LUNA, a fim de repor as $UST ao seu preço teórico de 1 dólar (USD).

 

O COLAPSO DA CRIPTOMOEDA “$LUNA”: AS REAÇÕES EM CADEIA

Voltemos à queda! No que diz respeito a esta queda, a teoria atual é a de que os fundos de investimento (ou pessoas com grandes fortunas) começaram a comprar $UST de forma progressiva. Em seguida, trocaram-nas de forma brutal e em massa por $LUNA, para depois trocar essas $LUNA por dólares (USD), o que teve como efeito a destruição de muitas $UST e a criação de $LUNA em grande quantidade.

 

Esta venda teve um impacto negativo sobre o preço da $UST (a lei da oferta e da procura fez com que o seu valor baixasse), que o algoritmo não foi capaz de compensar, o que fez com que este perdesse a sua paridade com o dólar. Assim, com um $UST inferior a 1 dólar (USD), os atacantes puderam recuperar o seu lucro sobre cada ciclo (compra de $UST, troca por $LUNA, venda de $LUNA).

 

Além disso, a relação entre as duas criptomoedas faz com que a troca de $UST implique um “minting” (cunhagem) de $LUNA: a criação de $LUNA. A oferta de $LUNA torna-se então mais abundante, o que desvaloriza dessa forma o seu preço.

 

Isto provocou um medo generalizado no mercado e, por consequência, desencadeou uma venda massiva de $UST e $LUNA. Uma espiral infernal, que fez com que esta criptomoeda caísse. A questão que se mantém é “Todas as stablecoins algorítmicas encontram-se vulneráveis a semelhantes ataques económicos? Ou poderá um trabalho de investigação resultar num algoritmo capaz de garantir a estabilidade dessas stablecoins?”.

 

Para concluir, é aconselhável procurar informação antes de investir quantias significativas de dinheiro em ativos de risco e, sobretudo, não investir quantias que não se pode dar ao luxo de perder.

Partilha este artigo