No momento de escolha de um parceiro Nearshore, um dos aspetos chave a ter em conta é a sua localização geográfica. Nos últimos anos, Portugal tem sido com frequência considerado um dos melhores países para estabelecer os seus serviços de Nearshoring – aqui estão 6 razões para isso:

 

#1 PLATAFORMA DE TALENTO GLOBAL

As universidades Portuguesas são reconhecidas internacionalmente pelos seus programas de ensino de alta qualidade, tanto no campo da engenharia, como da gestão. Além disso, o país encontra-se no top 10 Europeu no que diz respeito a proficiência em Inglês, colocando-se bastante acima de países como a Roménia ou República Checa. Também temos bons níveis de Francês e Espanhol!

Por último, mas não menos importante, Portugal tem sido, há já algum tempo, um destino popular para expatriados, devido ao seu custo de vida acessível, excelente clima e comida. Isto significa que o país é o lar de diversos talentos de todo o mundo, o que as empresas podem aproveitar para as suas equipas.

 

#2 RELAÇÃO PREÇO-QUALIDADE

Um dos principais benefícios do Nearshore é baixar o número de operações não nucleares da empresa, por isso é natural que seja um dos principais aspetos a ter em conta aquando da escolha do seu parceiro.

O salário médio anual de um especialista no desenvolvimento de software em Portugal é cerca de 22 000,00 EUR - que é 2,1 mais baixo do que na Suécia, 2,45 mais baixo que na Alemanha e 2,82 mais baixo que na Noruega. O que significa que a empresa consegue reduzir os custos de desenvolvimento do seu produto sem comprometer a sua qualidade!

 

#3 LOCALIZAÇÃO ACESSÍVEL

Portugal partilha o fuso horário com o Reino Unido (uma das maiores plataformas de negócio mundiais) e é o único país a estar apenas uma hora atrasado em relação a grande parte dos países da Europa Central. Como tal, pode trabalhar com a sua equipa de Nearshore com uma ampla janela de comunicação, sem que fique preso à espera de respostas durante largos períodos de tempo. Esta hora extra também pode representar uma vantagem, uma vez que poderá querer dizer que tem mais tempo para trabalhar no seu projeto.

 

As reuniões presenciais também não são um problema! Portugal situa-se, a nível geográfico, próximo da maioria dos países da Europa Central – o tempo médio de voo é de cerca de 2,5 horas, sendo que existem centenas de voos diários para todos os centros de negócios da região, tanto a partir de Lisboa como do Porto. Na Alter Solutions temos escritórios em ambas as localizações, situados apenas a 20 minutos de cada aeroporto. 

 

#4 PORTUGAL: UM PAÍS ACOLHEDOR

Portugal partilha a maioria dos valores culturais de grande parte dos países Europeus, o que pode facilitar a relação entre as equipas. Além disso, os portugueses são conhecidos por serem pessoas amigáveis, sociáveis, trabalhadoras e de fácil adaptação. Como a comunicação é um elemento chave para o sucesso na gestão de equipas remotas, pode desde logo perceber como podemos ser os primeiros nesta categoria. 

 

#5 INFRAESTRUTURAS IT DE PONTA

Quando se fala de desenvolvimento de software, a garantia de infraestruturas de TIC de alta qualidade é essencial aquando da análise de potenciais localizações de Nearshore.

 

O país foi destacado no relatório do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2020 da Comissão Europeia pela sua alta penetração de banda larga ultrarrápida, ficando em segundo lugar, apenas atrás da Suécia.

 

#6 ESTABILIDADE SOCIAL E POLÍTICA

Portugal é o sexto país mais pacífico do mundo, segundo o Índice Global da Paz 2022. O país testemunhou, nas últimas décadas, estabilidade política e social e é considerado um símbolo de recuperação da UE. Enquanto estado membro da UE, Portugal cumpre com as normas e regulamentações Europeias, por exemplo, no que diz respeito a proteção de dados.

 

Líderes mundiais, tais como a Google e a Microsoft, já estabeleceram equipas de Nearshore em Portugal.

Partilha este artigo