O QUE É UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DE IT?

É uma verificação individual da sua segurança de IT para garantir que os sistemas e dados da empresa estão protegidos contra ameaças. Pode ser realizada por uma empresa externa ou por um colaborador interno qualificado. A verificação geralmente inclui uma avaliação das medidas de segurança atuais, uma avaliação do seu risco individual e um plano de ação baseado nesses pontos.

 

Uma verificação de segurança de IT pode ajudar a identificar vulnerabilidades na infraestrutura de IT e tomar medidas preventivas. Também pode ajudar a informar os colaboradores sobre as ameaças mais recentes e sensibilizá-los para as precauções de segurança. Se a empresa ainda não realizou uma verificação de segurança de IT, deve fazê-lo o mais rápido possível.

 

Quanto mais cedo forem identificadas e eliminadas as vulnerabilidades na infraestrutura de IT, menor será a probabilidade da empresa ser vítima de um ciberataque bem-sucedido.

 

PORQUE SE DEVE REALIZAR UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DE IT?

Como já mencionado, o número de ciberataques aumentou drasticamente no último ano e esta tendência continuará a crescer. Além disso, os piratas informáticos estão a tornar-se mais sofisticados e profissionais nos seus ataques, os e-mails de phishing geralmente são bastante convincentes e já não são facilmente distinguidos de e-mails autênticos.

 

As pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis a estes ataques. Como o nível de segurança de IT é geralmente baixo devido a recursos limitados, as PMEs são frequentemente escolhidas como alvo de ciberataques. As consequências podem ser devastadoras: dados fundamentais para a atividade comercial são codificados e disponibilizados novamente apenas quando é pago um elevado resgate; são roubadas patentes e invenções utilizadas indevidamente para fins criminosos ou são paralisados, por tempo indeterminado; sistemas críticos de IT de produção ou logística. Não é incomum que as PMEs se encontrem em situações de ameaça como resultado de tais ciberataques.

 

COMO FUNCIONA UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DE IT?

Normalmente, estas verificações são realizadas através dos chamados testes de penetração, nos quais os sistemas de IT pertinentes são examinados criticamente como parte de uma simulação de ataque para identificar possíveis falhas de segurança. Geralmente, cada teste de penetração é precedido por uma entrevista inicial pessoal, na qual é determinado o tipo de teste de penetração em particular (Blackbox, Whitebox, Greybox, etc.). Ao executar ataques controlados, os testes de penetração são muito eficazes na verificação da segurança dos sistemas de IT e de rede do cliente, bem como na descoberta de vulnerabilidades técnicas e/ou organizacionais de forma extremamente realista.

 

No entanto, os testes globais de penetração também costumam ter um elevado custo e, por isso, apenas uma minoria das PMEs os realiza efetivamente. Em detrimento dos testes de penetração, muitos contam com serviços online gratuitos que se baseiam em questionários de auto-avaliação ou apenas em verificações automatizadas de vulnerabilidades.

 

COMO O NOSSO IT SECURITY CHECK PARA PMEs DIFERE DE OUTRAS VERIFICAÇÕES DE SEGURANÇA DE IT

Ao contrário de muitos serviços gratuitos na Internet, categoricamente não confiamos em verificações automatizadas de vulnerabilidades ou auto-avaliações com questionários pouco relevantes, mas verificamos a segurança de IT manualmente, individualmente e em diálogo direto com o Cliente – e tudo a um valor muito atrativo! A nossa abordagem cuidadosamente desenvolvida e anos de experiência tornam isso possível.

 

No âmbito da IT Security Check de PMEs:

  • Verificamos os sites e serviços acessíveis externamente (teste de penetração externa);
  • Testamos os sistemas internos de IT e a rede no que diz respeito a vulnerabilidades (teste de penetração interna);
  • Determinamos o estado da gestão de segurança de IT em diálogo direto com os responsáveis de IT e com a gestão;
  • Por fim, partilhamos com o Cliente um relatório que resume todos os resultados dos nossos testes e análises de penetração e oferece recomendações bem fundamentadas de ação que a empresa pode utilizar para melhorar imediata e efetivamente o seu nível de segurança de IT.

 

PROCESSO DE UMA IT SECURITY CHECK PARA PMEs

 

  • Sessão de aconselhamento gratuita e não vinculativa: Numa conversa com os nossos Certified Security Analysts, é registado o status quo da situação de segurança da empresa;
  • Oferta para a realização da verificação de segurança a um preço fixo: Receberá uma oferta vinculativa nossa a um preço fixo para a implementação da IT Security Check de PMEs na empresa;
  • Realização da IT Security Check de PME: Os nossos Certified Security Analysts realizam a verificação de segurança da empresa. Esta é realizada de forma totalmente remota;
  • Entrega e discussão do relatório de resultados: Após a IT Security Check, elaboramos um relatório de resultados detalhado, que entregamos ao Cliente e marcamos uma reunião para o explicar;
  • Implementação das medidas recomendadas: Mantemos-nos à disposição do Cliente após a conclusão da verificação de segurança e apoiamo-lo na implementação das medidas.

 

CONCLUSÃO

Em conclusão, pode-se dizer que todas as empresas devem, definitivamente, realizar uma verificação de segurança, pois diante do número crescente de ciberataques bem-sucedidos, a questão já não é "se" serão vítimas de tal ataque, mas "quando". Um ciberataque bem-sucedido é uma ameaça à maioria das PMEs, se as medidas de segurança necessárias não forem tomadas antecipadamente.

 

Embora as empresas já tenham reconhecido este perigo e já tenham investido em determinadas medidas de segurança, muitas vezes carecem da mão de obra e know-how necessários para avaliar se as medidas de segurança já implementadas oferecem um nível de proteção suficiente e eficaz.

Os prestadores geralmente utilizam verificações automatizadas de vulnerabilidades ou questionários de auto avaliação sem sentido, que são insuficientes.

 

Com a IT Security Check, a Alter Solutions oferece um serviço especialmente adaptado às necessidades das pequenas e médias empresas. Combinamos a avaliação das medidas técnicas de segurança com a análise de gestão de segurança de IT e, assim, oferecemos às PME uma perspetiva fundamentada do nível da sua segurança de IT.

Partilha este artigo