Carreiras Contacta-nos!

Case Study

Criação de standards de segurança para plataformas de dados urbanos de cidade inteligente

Consultora da Alter Solutions a trabalhar em requisitos de segurança para plataformas de dados urbanos

Cliente

 

bundesamt_f_r_sicherheit_in_der_informationstechnik_logo_en

 

Indústria
  • Setor Público
  • Agência federal alemã responsável pela gestão da segurança informática e das comunicações para o governo alemão
  • O BSI (Bundesamt für Sicherheit in der Informationstechnik) promove preventivamente a segurança da informação e a cibersegurança para permitir e fazer avançar a utilização segura das tecnologias da informação e da comunicação na sociedade

Desafio

A falta de requisitos de segurança padronizados dificultou ao Gabinete Federal Alemão para a Segurança da Informação (BSI - Bundesamt für Sicherheit in der Informationstechnik) estabelecer um nível adequado de segurança informática para as tecnologias de cidades inteligentes.


Solução

No decorrer da digitalização em ambientes urbanos e municipais, as tecnologias de cidades inteligentes estão a ser cada vez mais utilizadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade.

 

Uma peça central neste projeto foi a plataforma de dados urbanos. A principal tarefa foi estabelecer um nível adequado de segurança para as plataformas de dados urbanos, ao fornecer requisitos e recomendações de segurança.


Metodologia

De modo a criar os referidos standards de segurança para plataformas de dados urbanos, a Alter Solutions Alemanha começou por realizar um inventário de plataformas existentes. Com base nisto, foi criada uma metodologia para a formulação de requisitos de segurança.

 

Seguiu-se a criação dos requisitos de segurança correspondentes para as plataformas de dados urbanos.