Case Study

Desenvolvimento da plataforma Mapa de Cidadão

Analista Funcional e Gestor de Projeto debatem os três principais componentes da plataforma

O cliente

 

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Indústria
  • Setor Público

 

Visão
  • O Mapa de Cidadão é uma plataforma georreferenciada de gestão do atendimento aos cidadãos, por parte da Administração Pública.
  • A sua finalidade é permitir que os utentes dos serviços públicos consigam identificar os serviços e locais de atendimento, combinando os seguintes canais: presencial e online.

Desafios

Desenvolver uma aplicação que possibilite as seguintes funcionalidades:

  • Fornecer informação sobre todos os locais de atendimento da Administração Pública, nomeadamente hospitais, esquadras, repartições de finanças, conservatórias, Lojas e Espaços Cidadão;
  • Saber qual a distância, o melhor percurso, o horário de funcionamento, a documentação necessária, os custos e prazos legais para qualquer serviço dos cerca de 5300 pontos de atendimento georreferenciados;
  • Permitir obter senhas online para todos os serviços disponíveis em qualquer uma das Lojas de Cidadão, estando disponível na sua vertente website ou através da aplicação para Android e iOS;
  • Disponibilizar informação sobre o número de pessoas em espera ou o tempo de espera da última senha para serviços presentes nestas lojas, sendo possível acompanhar a evolução das filas em tempo real;
  • A aplicação terá de ter selo de ouro de usabilidade e acessibilidade.

Solução

A solução passou pelo desenvolvimento de 3 grandes componentes, com finalidades bem definidas:

  • Backoffice: uma aplicação web com diversas configurações relacionadas com o Mapa de Cidadão, tais como: gestão de agendamento; logotipos; grupos; eventos de vida; tutorial interativo; sistema de senhas; kit de integração; e vários dashboards analíticos;
  • Aplicação web: direcionada para todos os cidadãos, permitindo-lhes saber informação sobre os locais de atendimento da função pública, agendar serviços, tirar senha para um determinado serviço, consultar dados estatísticos, entre outras funcionalidades;
  • Aplicação móvel: aplicação com um interface/design redesenhado, que possibilita as mesmas funcionalidades existentes na aplicação web, mas numa vertente mobile.

Metodologia

Foi utilizada a abordagem Agile com técnicas de Scrum e XP.


Tecnologias

  • Front-end: Angular 10
  • Back-end: ASP.NET Core
  • Base de Dados: MySQL
  • Mobile: Ionic

Resultados

  • As melhorias e as novas funcionalidades desenvolvidas pela Alter Solutions melhoraram a performance e a usabilidade da aplicação, que ganhou o selo de ouro de usabilidade e acessibilidade;
  • Aumento de adesão dos cidadãos aos serviços públicos, contribuindo assim para a diminuição dos processos burocráticos e, consequentemente, para a implementação de processos mais ágeis. Pedir ou renovar o Cartão de Cidadão nunca foi tão fácil e rápido;
  • Melhoria da integração com os serviços externos, possibilitando a apresentação de informação fiável.

Tempo e recursos

O projeto teve a duração 13 meses. A equipa envolvida incluiu:

  • Gestor de Projeto
  • Analista Funcional
  • Tester
  • 1 Back-end Developer
  • 1 Front-end Developer
  • 1 Mobile Developer

Arquitetura

Arquitetura-1

Cada componente da arquitetura tem a sua respetiva responsabilidade e contributo para a aplicação. As responsabilidades de cada componente são:

  • SIGA API: Permite a comunicação com o SIGA, para que seja possível obter diversas informações acerca das senhas disponibilizadas pelos serviços públicos;
  • CES API: Permite a comunicação com o CES, para que seja possível a apresentação de diversas informações relativas aos serviços públicos;
  • Google API: Permite que o Mapa de Cidadão disponibilize informações sobre as distâncias (a pé e de carro) entre as coordenadas geográficas do cidadão e os diferentes serviços públicos;
  • Sincronismo: É um web service que recebe pedidos do CES com o intuito de guardar a informação dos serviços públicos na base de dados do Mapa de Cidadão;
  • Azure REST API: É um web service que permite a comunicação entre os diversos componentes da arquitetura;
  • Mobile APP: Componente que representa a aplicação móvel do Mapa de Cidadão;
  • Azure Mapa Backoffice: É uma aplicação web que permite diversas configurações relacionadas com o Mapa de Cidadão;
  • Autenticação GOV.PT: É um componente externo que permite que o back-office tenha autenticação através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital;
  • Azure Mapa Web: Componente que representa a aplicação web do Mapa de Cidadão;
  • CES Base de Dados: É uma base de dados que guarda os dados que advêm do CES, através do processo do Sincronismo;
  • DBO Base de Dados: É uma base de dados que guarda os dados dos serviços públicos do Mapa de Cidadão;
  • Base de Dados SIGA: É uma base de dados externa, que permite ao Mapa de Cidadão efetuar consultas acerca das horas com maior procura de cada serviço público.

Imagens da aplicação

 

Aplicação web:

A aplicação web pode ser consultada aqui.

 

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Aplicação móvel:

A aplicação móvel pode ser descarregada aqui.

 

Móvel 1

 

Backoffice:

Página Inicial:

 

Backoffice Página Inicial

 

Área de Utilizadores:

Backoffice Utilizadores