Case Study

Desenvolvimento de aplicação para contagem de clientes e gestão do negócio

Front-end Developer a trabalhar na aplicação web

Cliente

 

Worten

Indústria
  • Retalho
  • Fundada em 1996, em Portugal
  • Especializada em eletrónica, entretenimento e eletrodomésticos
  • Mais de 180 lojas em Portugal

Desafio

Este projeto surgiu na fase inicial da pandemia COVID-19, devido às seguintes necessidades:

  • Por questões de segurança pública, limitar o acesso de grandes multidões dentro da mesma loja;
  • Permitir a contagem do número de pessoas que visitam as lojas. Com base nisso, as lojas podem saber quais os horários de maior afluência e como podem potenciar o seu negócio;
  • Apresentar diversas informações estatísticas que permitem às lojas definir estratégias de marketing, tais como:
    • Qual a loja mais visitada?
    • Quais os dias em que uma determinada loja tem mais afluência?
    • Qual a zona da loja mais visitada?
    • A loja é visitada por que faixas etárias?

Solução

A solução passou pelo desenvolvimento de 4 grandes componentes com finalidades bem definidas:

  • Serviço SOAP: um serviço que permite captar os dados dos sensores das lojas em tempo real. Através dos dados dos sensores é possível saber quantas pessoas entraram/saíram das lojas, bem como outros dados;
  • REST API: um servidor que se conecta ao serviço SOAP para guardar os dados dos sensores na base de dados;
  • Dashboard: um painel de contagens que permite visualizar quantas pessoas entraram e saíram de uma determinada loja. Em termos práticos, este painel ficaria à frente de uma loja;
  • Customer application: uma aplicação web que permite aceder às configurações da aplicação e a vários dashboards. É aqui os clientes podem configurar lojas, clientes, painéis, sensores, e ter acesso a um conjunto de informação útil para a análise do negócio da própria loja.

Metodologia

Foi utilizada uma combinação de diversas metodologias Agile. Envolveu os valores descritos do Scrum e do XP.


Tecnologias

  • Serviço SOAP: ASP.NET; SignalR
  • REST API: Java 8; Spring Boot
  • Dashboard: Angular
  • Customer application: Angular
  • Base de dados: MySQL

Resultados

A adesão à aplicação por parte dos clientes foi um sucesso. Permitiu que o nosso cliente vendesse mais sensores e instalações da aplicação em várias lojas.

Houve um aumento significativo do Retorno Sobre Investimento (ROI) por parte do cliente.


Tempo e recursos

Projeto de 6 meses. A equipa envolvida incluiu:

  • Gestor de Projeto;
  • Analista Funcional;
  • 1 Fullstack Developer (ASP.NET e Java);
  • 1 Front-end Developer.

Arquitetura

Imagem 1

 


Imagens da aplicação

3

full

CAPTUR~1