Case Study

Desenvolvimento de assistente virtual telefónico

Especialista em IT a escrever num smartphone

Indústria
  • Seguro automóvel

 

Desafios
  • Desenvolver um protótipo de assistente virtual telefónico para a criação e assistência a sinistros de seguros automóveis, utilizando a tecnologia .NET Core;
  • Explorar a viabilidade de implementar um novo assistente virtual com todas as funcionalidades de um sistema legacy já existente.

Responsabilidades

  • Realizar pesquisas e prototipagem;
  • Estabelecer e gerir a integração de Continuous Integration/Continuous Delivery (CI/CD);
  • Estimar e realizar tarefas de desenvolvimento;
  • Configurar e testar ambientes Asterisk.

Solução

  • Implementação de funcionalidades como reconhecimento de voz, geolocalização, texto para voz (text to speech – TTS), elegibilidade do cliente e envio de missões/serviços.
  • Integração com os serviços de reconhecimento de voz e geolocalização da Google, bem como com a Nuance para requisitos específicos de síntese de voz.
  • Criação de um intermediário de serviços TTS para ativação de serviços de fornecedores com opções de menu Dual-Tone Multi-Frequency (DTMF).
  • Integração com o Asterisk, através do AsterNET.ARI, para comunicação com o sistema telefónico.
  • Desenvolvimento de uma aplicação orientada a eventos, através do padrão Observer, para tratar eventos de ativação de serviços do fornecedor.
  • Utilização de Entity Framework com abordagem Code First para gestão de dados.
  • Execução do projeto enquanto único developer.

Metodologia

Agile Scrum.


Tecnologias

  • .NET Core
  • C#
  • Microsoft SQL (MSSQL)
  • Oracle
  • RabitMQ
  • SonarQube
  • DBeaver
  • SQL Server Management Studio (SSMS)
  • Asterisk
  • Entity Framework
  • MS DevOps
  • CI\CD Mapper
  • Visual Studio Unit Testing
  • Google Speech API
  • Google Geolocation API
  • AsterNET API
  • Internet Information Services (IIS)
  • Git

Resultados

O assistente virtual telefónico foi implementado com sucesso.


Tempo e recursos

Projeto de um ano que contou com dois consultores da Alter Solutions.