Case Study

Desenvolvimento de assistente virtual telefónico

Especialista em IT a escrever num smartphone

Indústria
  • Seguro automóvel

 

Desafios
  • Desenvolver um protótipo de assistente virtual telefónico para a criação e assistência a sinistros de seguros automóveis, utilizando a tecnologia .NET Core;
  • Explorar a viabilidade de implementar um novo assistente virtual com todas as funcionalidades de um sistema legacy já existente.

Responsabilidades

  • Realizar pesquisas e prototipagem;

  • Estabelecer e gerir a integração de Continuous Integration/Continuous Delivery (CI/CD);

  • Estimar e realizar tarefas de desenvolvimento;

  • Configurar e testar ambientes Asterisk.


Solução

  • Implementação de funcionalidades como reconhecimento de voz, geolocalização, texto para voz (text to speech – TTS), elegibilidade do cliente e envio de missões/serviços.

  • Integração com os serviços de reconhecimento de voz e geolocalização da Google, bem como com a Nuance para requisitos específicos de síntese de voz.

  • Criação de um intermediário de serviços TTS para ativação de serviços de fornecedores com opções de menu Dual-Tone Multi-Frequency (DTMF).

  • Integração com o Asterisk, através do AsterNET.ARI, para comunicação com o sistema telefónico.

  • Desenvolvimento de uma aplicação orientada a eventos, através do padrão Observer, para tratar eventos de ativação de serviços do fornecedor.

  • Utilização de Entity Framework com abordagem Code First para gestão de dados.

  • Execução do projeto enquanto único developer.


Metodologia

Agile Scrum.


Tecnologias

  • .NET Core

  • C#

  • Microsoft SQL (MSSQL)

  • Oracle

  • RabitMQ

  • SonarQube

  • DBeaver

  • SQL Server Management Studio (SSMS)

  • Asterisk

  • Entity Framework

  • MS DevOps

  • CI\CD Mapper

  • Visual Studio Unit Testing

  • Google Speech API

  • Google Geolocation API

  • AsterNET API

  • Internet Information Services (IIS)

  • Git


Resultados

O assistente virtual telefónico foi implementado com sucesso.


Tempo e recursos

Projeto de um ano que contou com dois consultores da Alter Solutions.