Case Study

Product ownership num projeto web

Consultores da Alter Solutions a trabalhar

Indústria
  • Seguros (grande mutualista francesa)

 

Desafio
  • Apoiar a equipa do cliente que se dedica à subscrição de apólices de seguro de saúde, adicionar novas funcionalidades ao site do cliente, manter o sistema mainframe, identificar casos de estudo e priorizar funcionalidades de acordo com o seu valor

Contexto

Prestámos apoio a uma equipa responsável pela subscrição de apólices de seguros de saúde individuais e complementares na unidade de P&C de uma das principais companhias de seguros francesas.


A nossa missão consistia em adicionar novas funcionalidades ao website do cliente e manter o sistema mainframe, identificar casos de estudo e dar prioridade às funcionalidades de acordo com o seu valor.


Também escrevemos os critérios de aceitação das histórias de utilizador para garantir a relevância dos resultados e a satisfação do cliente.


Solução

  • Contribuir para a definição da visão do produto e gerir o backlog;

  • Capturar as expectativas do negócio: requisitos, casos de estudo e priorização por valor;

  • Identificar as necessidades dos utilizadores e conceber histórias de utilizadores;

  • Verificar a coerência técnica do produto através das equipas de desenvolvimento;

  • Elaborar critérios de aceitação para as histórias de utilizadores e validar a estratégia de teste;

  • Colaborar na definição do âmbito dos temas e no acompanhamento dos trabalhos;

  • Recolher e consolidar as estimativas de carga de trabalho e de custos;

  • Contribuir para a identificação dos riscos e propor soluções para os problemas.


Tecnologias

  • EIP

  • MRM

  • Mainframe

  • Scrum

  • Lean


Chaves do sucesso

  1. Product ownership: o nosso conhecimento profundo de seguros e de subscrição permitiu-nos exercer um papel fundamental na definição da visão do produto e na orientação do backlog, em estreita colaboração com a equipa de subscrição. Também captámos as expectativas comerciais, identificámos as necessidades dos utilizadores e concebemos histórias de utilizadores relevantes, tendo em conta os critérios de aceitação;
  2. Gestão otimizada e agilidade: aplicámos uma abordagem otimizada e ágil para garantir uma execução suave e eficiente do projeto. Trabalhámos em estreita colaboração com as equipas de desenvolvimento para verificar a consistência técnica do produto e validar a estratégia de teste. Também contribuímos para a definição do âmbito dos temas e monitorizámos o trabalho para garantir que era entregue a tempo e dentro do orçamento;
  3. Design thinking: adotámos uma abordagem centrada no utilizador para conceber histórias de utilizador que correspondessem às expectativas dos mesmos e otimizassem a sua experiência. Recolhemos e analisámos as necessidades dos utilizadores.