Case Study
Análise de dados e melhoria da qualidade do serviço
    
Indústria
- Media e Telecomunicações
 
Desafio
O nosso cliente em Portugal procura melhorar a qualidade da experiência dos seus clientes através de:- 
Análise de dados
Verificação e acompanhamento da qualidade dos dados dentro da base de dados e da cloud Google, para que os mesmos sejam verídicos e confiáveis para a tomada de decisão;
 - 
Criação e atualização de relatórios no Power BI
É efetuada uma atualização semanal de todos os relatórios de voz, TV, internet residencial e móvel, com vista a identificar possíveis atualizações de desempenho e qualidade para minimizar os potenciais conflitos entre as bases de dados;
 - 
Novos desenvolvimentos
É efetuada uma análise, por parte dos gestores, para identificar onde deve ser feita a atualização de processos e novos relatórios, com o objetivo de minimizar e automatizar o máximo de relatórios possível.
 
Solução
Desenvolvimento contínuo na área de análise de dados e design, a saber:
- 
Aprimoramento da qualidade dos dados;
 - 
Novas dashboards para análise de métricas;
 - 
Automatização de processos.
 
Metodologia
Scrum.
Tecnologias
- 
Apache Spark
 - 
Hadoop
 - 
Python
 - 
SQL
 - 
Git
 - 
Jira
 - 
Hive
 - 
Google Cloud
 
Resultados
Melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes.Tempo e recursos
Um consultor por produto para garantir a boa qualidade dos dados. As suas tarefas incluem:
- 
Monitorização diária;
 - 
Verificação diária nos processos;
 - 
Atualização semanal dos relatórios.