Case Study
Análise de dados e melhoria da qualidade do serviço

Indústria
- Media e Telecomunicações
Desafio
O nosso cliente em Portugal procura melhorar a qualidade da experiência dos seus clientes através de:- Análise de dados
Verificação e acompanhamento da qualidade dos dados dentro da base de dados e da cloud Google, para que os mesmos sejam verídicos e confiáveis para a tomada de decisão; - Criação e atualização de relatórios no Power BI
É efetuada uma atualização semanal de todos os relatórios de voz, TV, internet residencial e móvel, com vista a identificar possíveis atualizações de desempenho e qualidade para minimizar os potenciais conflitos entre as bases de dados; - Novos desenvolvimentos
É efetuada uma análise, por parte dos gestores, para identificar onde deve ser feita a atualização de processos e novos relatórios, com o objetivo de minimizar e automatizar o máximo de relatórios possível.
Solução
Desenvolvimento contínuo na área de análise de dados e design, a saber:
- Aprimoramento da qualidade dos dados;
- Novas dashboards para análise de métricas;
- Automatização de processos.
Metodologia
Scrum.
Tecnologias
- Apache Spark
- Hadoop
- Python
- SQL
- Git
- Jira
- Hive
- Google Cloud
Resultados
Melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes.Tempo e recursos
Um consultor por produto para garantir a boa qualidade dos dados. As suas tarefas incluem:
- Monitorização diária;
- Verificação diária nos processos;
- Atualização semanal dos relatórios.