Case Study

Análise de dados e melhoria da qualidade do serviço

Consultor da Alter Solutions a trabalhar em análise de dados

Indústria
  • Media e Telecomunicações
 
Desafio
O nosso cliente em Portugal procura melhorar a qualidade da experiência dos seus clientes através de:
  • Análise de dados
    Verificação e acompanhamento da qualidade dos dados dentro da base de dados e da cloud Google, para que os mesmos sejam verídicos e confiáveis para a tomada de decisão;
  • Criação e atualização de relatórios no Power BI
    É efetuada uma atualização semanal de todos os relatórios de voz, TV, internet residencial e móvel, com vista a identificar possíveis atualizações de desempenho e qualidade para minimizar os potenciais conflitos entre as bases de dados;
  • Novos desenvolvimentos
    É efetuada uma análise, por parte dos gestores, para identificar onde deve ser feita a atualização de processos e novos relatórios, com o objetivo de minimizar e automatizar o máximo de relatórios possível.

Solução

Desenvolvimento contínuo na área de análise de dados e design, a saber:

  • Aprimoramento da qualidade dos dados;
  • Novas dashboards para análise de métricas;
  • Automatização de processos.

Metodologia

Scrum.


Tecnologias

  • Apache Spark
  • Hadoop
  • Python
  • SQL
  • Git
  • Jira
  • Hive
  • Google Cloud

Resultados

Melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes.

Tempo e recursos

Um consultor por produto para garantir a boa qualidade dos dados. As suas tarefas incluem:

  • Monitorização diária;
  • Verificação diária nos processos;
  • Atualização semanal dos relatórios.