Case Study

Análise de dados e melhoria da qualidade do serviço

Analista de dados verifica e melhora a qualidade dos dados

Indústria
  • Media e Telecomunicações
 
Desafio
O nosso cliente em Portugal procura melhorar a qualidade da experiência dos seus clientes através de:
  • Análise de dados
    Verificação e acompanhamento da qualidade dos dados dentro da base de dados e da cloud Google, para que os mesmos sejam verídicos e confiáveis para a tomada de decisão;
  • Criação e atualização de relatórios no Power BI
    É efetuada uma atualização semanal de todos os relatórios de voz, TV, internet residencial e móvel, com vista a identificar possíveis atualizações de desempenho e qualidade para minimizar os potenciais conflitos entre as bases de dados;
  • Novos desenvolvimentos
    É efetuada uma análise, por parte dos gestores, para identificar onde deve ser feita a atualização de processos e novos relatórios, com o objetivo de minimizar e automatizar o máximo de relatórios possível.

Solução

Desenvolvimento contínuo na área de análise de dados e design, a saber:

  • Aprimoramento da qualidade dos dados;

  • Novas dashboards para análise de métricas;

  • Automatização de processos.


Metodologia

Scrum.


Tecnologias

  • Apache Spark

  • Hadoop

  • Python

  • SQL

  • Git

  • Jira

  • Hive

  • Google Cloud


Resultados

Melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes.

Tempo e recursos

Um consultor por produto para garantir a boa qualidade dos dados. As suas tarefas incluem:

  • Monitorização diária;

  • Verificação diária nos processos;

  • Atualização semanal dos relatórios.