Case Study

Melhoria de aplicação Legacy através de novas tecnologias web

Programador Front-end testa novas funcionalidades na aplicação CRM do cliente

Indústria
  • Media e Telecomunicações (operadora francesa)
Desafio
  • Melhorar a principal aplicação de Customer Relationship Management do nosso cliente, utilizando novas tecnologias web

Contexto

No âmbito do departamento de serviço ao cliente de uma operadora de telecomunicações francesa, a nossa equipa participou no aperfeiçoamento de uma aplicação Legacy, utilizando novas tecnologias web.


Especificamente, reformulámos a principal aplicação de Customer Relationship Management (CRM) do nosso cliente. Esse serviço é utilizado por mais de 2000 consultores, permitindo-lhes criar casos e realizar ações comuns de acompanhamento do cliente (como alterar planos, resolver problemas, etc.).


O objetivo dessa melhoria foi reduzir os custos de manutenção da aplicação e acelerar o lançamento de novos serviços.


Solução

  • Participação na elaboração e redação de especificações funcionais;
  • Consultoria e design da arquitetura do projeto;
  • Seleção de tecnologias;
  • Desenvolvimento back-end e front-end da aplicação;
  • Documentação das API;
  • Implementação do pipeline CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua);
  • Implementação de um sistema de autenticação;
  • Formação da equipa sobre as melhores práticas a serem adotadas.

Tecnologias

  • Spring

  • Spring boot

  • Junit

  • ReactJS

  • Redux

  • Jest

  • Docker

  • Kubernetes

  • AWS (Amazon Web Services)


Chaves do sucesso:

  1. A nossa cultura de DevOps, que promove a melhoria contínua e possibilita entregas mais rápidas;
  2. A nossa experiência em arquitetura de microsserviços, que permite a junção flexível de diferentes componentes do sistema de informação e facilita a manutenção;
  3. A nossa competência em protocolos de autenticação OAuth 2, para garantir a segurança de acesso.