Se há setor profissional que tem sabido resistir aos mais complexos e disruptivos eventos de escala mundial, é o do IT. Este mercado continua a crescer, mesmo perante crises políticas, económicas e energéticas, pandemias e alterações climáticas, entre tantas outras adversidades.

 

No entanto, por ter de se adaptar constantemente a novos desafios, o mercado IT continua a reinventar as suas práticas. O outsourcing continua a ser uma das mais valiosas, já que permite às empresas reduzir riscos e custos, mantendo ou aumentando a sua produtividade.

 

Em 2024, estas são as tendências de outsourcing IT a manter debaixo de olho.

 

 

1. MANAGED SERVICES EM ASCENSÃO

O outsourcing de infraestruturas e serviços IT está a beneficiar organizações pequenas, grandes, novas e experientes. Ao confiarem num fornecedor externo para monitorizar e gerir redes, sistemas, bases de dados, aplicações, cibersegurança, entre outros, as empresas podem reduzir custos e riscos, enquanto melhoram a sua eficiência e crescem. Isto significa que as partes mais técnicas do trabalho são tratadas por especialistas em IT, enquanto a empresa pode focar-se nas operações comerciais.


Uma das áreas onde os Managed Services estão a ganhar força é, sem dúvida, a cibersegurança. O Managed SOC, especificamente, está a crescer de forma expressiva em 2024, fornecendo um serviço completo de incidentes de segurança e resposta, totalmente ajustado às necessidades e objetivos de cada empresa.

 

 

2. MAIOR FOCO NA CIBERSEGURANÇA

Os números são impressionantes: desde a pandemia da COVID-19, o cibercrime disparou em 600%; há mais de 2200 ciberataques por dia, o que se traduz num ataque a cada 39 segundos; além disso, prevê-se que o cibercrime custe às empresas de todo o mundo cerca de 10,5 biliões de dólares por ano até 2025.


É, por isso, natural que a cibersegurança seja uma preocupação crescente para as empresas, até porque grande parte dos seus funcionários trabalha em regime híbrido (e utiliza as suas conexões de rede pessoais), o que as torna mais vulneráveis a cibercriminosos.


Como tal, a segurança da infraestrutura de rede e de dados tornou-se na prioridade principal das empresas de IT – 68% das organizações espera aumentar o seu investimento em cibersegurança em 2024, em comparação com 2023. 

 

O outsourcing deste tipo de serviço tem vindo a ganhar terreno, uma vez que permite às empresas obterem proteção 24 horas por dia (o que, com uma equipa interna, seria mais difícil), uma resposta mais rápida a eventuais incidentes, e com poupança no longo prazo (uma vez que a equipa de cibersegurança contratada pode ser ajustada conforme as necessidades).

 

Sabe mais sobre os serviços de cibersegurança da Alter Solutions, como Gestão de Cibersegurança, Arquitetura e Integração de Soluções, Auditoria & Pentesting, e Ciberdefesa.

 

 

3. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E MACHINE LEARNING (ML) MANTÊM-SE FIRMES

Ambas as áreas já eram tendência em 2023 e continuam a sê-lo em 2024. A Inteligência Artificial e Machine Learning vieram para ficar e estão não só a alterar o modo como vivemos, como também a redefinir a nossa forma de trabalhar.

 

A nível de outsourcing IT, a Inteligência Artificial tem-se distinguido particularmente, uma vez que proporciona uma maior eficiência de trabalho através da automatização de tarefas de rotina, redução de custos, maior controlo e segurança dos processos. Tem sido um catalisador em áreas como a análise de dados, o desenvolvimento de software e o serviço ao cliente.

 

Os números não mentem: o mercado outsourcing global de AI e Machine Learning deverá crescer a uma taxa anual de 37,3% entre 2023 e 2030, prevendo-se que cerca de 97 milhões de pessoas trabalhem no setor até 2025.

 

 

4. O CRESCIMENTO DA TECNOLOGIA DE CLOUD

A tecnologia de Cloud tem vindo a evoluir a um ritmo sem precedentes, sendo atualmente um elemento-chave da infraestrutura de IT de qualquer empresa. De facto, de acordo com o mais recente relatório da Gartner, prevê-se que os investimentos globais em serviços Cloud cresçam 20,4% em 2024, atingindo um total de 678,8 mil milhões de dólares.


Como um dos principais serviços de outsourcing de Cloud destaca-se a Infraestrutura como Serviço (IaaS), que permite às empresas libertarem-se do fardo de manter uma infraestrutura física, reduzindo os custos e aumentando a eficiência e a flexibilidade.


Em 2024, optar por soluções multi-cloud é também uma tendência entre as empresas, o que significa que estão a escolher armazenar os seus dados em vários fornecedores de Cloud, para reduzir o risco de perda de dados.

Lê mais sobre Cloud, Edge e Quantum Computing no nosso eBook Tendências IT 2024, produzido em parceria com a act digital.

 

 

5. SMARTSHORING TRAZ O MELHOR DOS DOIS MUNDOS

Há um novo player no mundo do Outsourcing. O Smartshoring permite que as empresas combinem diferentes modelos de negócio ao longo do processo de desenvolvimento de um projeto, de acordo com o que é mais benéfico num determinado momento.


É uma tendência crescente em 2024 porque combina os pontos fortes do Offshoring e do Nearshoring – este último, que a Alter Solutions fornece para todos os tipos de desafios IT, continua a ser um dos modelos de negócio mais populares até hoje.


O Smartshoring permite às organizações concretizar os seus projetos a custos mais baixos, com maior flexibilidade geográfica e sem comprometer a qualidade do produto final.

 

 

6. ABORDAGEM CENTRADA NO CLIENTE 

Uma das principais razões pelas quais as empresas têm vindo a fazer outsourcing de algumas das suas necessidades – além de procurarem reduzir os custos de desenvolvimento, claro – é garantir uma melhor experiência do cliente. Esta tendência está aqui para ficar em 2024.


Normalmente, as empresas procuram desenvolver soluções de serviço ao cliente novas e inovadoras, que as ajudem a destacar-se da concorrência e a aumentar a satisfação geral do cliente. Alguns exemplos deste tipo de soluções são os chatbots baseados em IA e os assistentes virtuais.


O outsourcing de projetos de desenvolvimento como estes tornou-se uma abordagem popular, porque facilita o acesso a Developers e Gestores de Projeto especializados, entre outros especialistas, já habituados a trabalhar com uma metodologia Agile.

 

 

7. PRIVACIDADE DE DADOS E CONFORMIDADE COMO PREOCUPAÇÕES 

Legislações rigorosas de proteção de dados, como o RGPD e o NIS 2 na Europa, estão a moldar a forma como as empresas operam e a redefinir a sua postura de segurança. O outsourcing deste tipo de serviço significa que as organizações podem aceder a aliados especializados e experientes em privacidade e conformidade de dados, evitando assim futuros danos legais, financeiros e de reputação.

Partilha este artigo