Se há setor profissional que tem sabido resistir aos mais complexos e disruptivos eventos de escala mundial, é o do IT. Este mercado continua a crescer, mesmo perante crises políticas, económicas e energéticas, pandemias e alterações climáticas, entre tantas outras adversidades.

 

No entanto, por ter de se adaptar constantemente a novos desafios, o mercado IT continua a reinventar as suas práticas. O outsourcing continua a ser uma das mais valiosas, já que permite às empresas reduzir riscos e custos, mantendo ou aumentando a sua produtividade.

 

Em 2023, estas são as tendências de outsourcing IT a manter debaixo de olho.

 

1. NEARSHORE ULTRAPASSA O OFFSHORE

Contar com uma equipa de especialistas em desenvolvimento de software a preços competitivos, infraestruturas IT de alta qualidade e um fuso horário igual ou semelhante, tornam o Nearshore mais apetecível do que qualquer outra forma de outsourcing.

 

Em 2023, confirma-se que as empresas preferem desenvolver os seus projetos com equipas remotas através de Nearshore (em detrimento de Offshore), um serviço que a Alter Solutions fornece com distinção.

 

2. FOCO NA CIBERSEGURANÇA

Os números são impressionantes: desde a pandemia da COVID-19, o cibercrime disparou em 600%; as Nações Unidas estimam que, em todo o mundo, ocorra um ataque cibernético a cada 39 segundos; prevê-se ainda que o cibercrime custe às empresas de todo o mundo cerca de 10,5 biliões de dólares por ano, até 2025.

 

É, por isso, natural que a cibersegurança seja uma preocupação crescente para as empresas, até porque com grande parte dos seus funcionários a trabalhar em regime híbrido (e a utilizar as suas conexões de rede pessoais), a vulnerabilidade a cibercriminosos é maior.

 

Como tal, a segurança da sua infraestrutura de rede e de dados tornou-se na prioridade principal das empresas de IT – em 2023, 65% das empresas planeia aumentar o investimento em cibersegurança

 

O outsourcing deste tipo de serviço tem vindo a ganhar terreno, uma vez que permite às empresas obterem proteção 24 horas por dia (o que, com uma equipa interna, seria mais difícil), uma resposta mais rápida a eventuais incidentes, e com poupança no longo prazo (uma vez que a equipa de cibersegurança contratada pode ser ajustada conforme as necessidades).

 

3. APOSTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING

Entre os temas quentes da atualidade encontramos, sem sombra de dúvida, a Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning. Tendências como estas vieram para ficar e estão não só a alterar o modo como vivemos, como também a redefinir a nossa forma de trabalhar.

 

A nível de outsourcing IT, a Inteligência Artificial tem-se distinguido particularmente, uma vez que proporciona uma maior eficiência de trabalho através da automatização, redução de custos, maior controlo e segurança dos processos.

 

Os números não mentem: o mercado outsourcing global de AI e Machine Learning foi avaliado em 136.55 mil milhões de dólares em 2022, prevendo-se que cresça a um ritmo anual de 37,3% entre 2023 e 2030.

 

4. CRESCIMENTO DA INTERNET OF THINGS (IOT)

Smartwatches, eletrodomésticos, televisões ou carros inteligentes. Estes são exemplos que todos conhecemos da famosa Internet of Things (IoT) – rede de dispositivos, máquinas ou objetos interrelacionados, com capacidade para transferirem dados entre si através da Internet, sem necessidade de interferência humana externa.

 

Avaliado em 243.1 mil milhões de dólares em 2022, estima-se que o mercado global de IoT dispare para os 575 mil milhões de dólares até 2027, com uma taxa de crescimento anual de 18,8%.

 

As empresas têm apostado cada vez mais em tecnologias IoT, devido às suas inegáveis vantagens: melhoria da experiência dos clientes e da produtividade dos funcionários; monitorização do negócio com um maior nível de detalhe; maior receita; poupança de tempo e dinheiro; entre tantas outras.

 

Tal como acontece com a cibersegurança ou a Inteligência Artificial, o outsourcing tem crescido enquanto método para o desenvolvimento de produtos e serviços IoT, dada a sua flexibilidade inerente e custos mais acessíveis.

 

5. CRESCIMENTO CONTÍNUO DO BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO)

Globalmente conhecida como Business Process Outsourcing (BPO), esta prática consiste na externalização de processos, operações e responsabilidades de várias funções de back-office (contabilidade, serviços IT, recursos humanos, compliance, entre outros) e de front-office (vendas, marketing, entre outros).

 

O mercado global de BPO tem crescido a olhos vistos nos últimos anos, mas em 2023 promete dar um novo salto: enquanto em 2022 atingiu o valor de 261.9 mil milhões de dólares, prevê-se que cresça a um ritmo anual de 9,4% entre 2023 e 2030.

 

É natural que assim seja, já que os benefícios para as empresas são notórios: maior flexibilidade, custos menores e melhor qualidade dos serviços prestados.

 

6. FORTALECIMENTO DE LAÇOS DE OUTSOURCING 

Nos anos que antecederam a pandemia da COVID-19, era comum que as empresas estabelecessem relações de outsourcing rotativas com vários fornecedores. No entanto, o clima de instabilidade que afeta o mercado desde então – não só devido à pandemia, mas também ao Brexit, à guerra na Ucrânia, às alterações climáticas, à inflação, entre outros – faz com que o investimento no setor do IT, em particular, seja mais moderado e comedido.

 

Em 2023, é mais claro que nunca que a constante mudança de parceiros de outsourcing pode prejudicar a produtividade das empresas. Por isso, a tendência tem sido optar por parceiros estratégicos de outsourcing a longo prazo, de forma a garantir a segurança e a continuidade do negócio. Até porque parceiros com os quais existe mais compromisso e confiança são parceiros que partilham os mesmos objetivos do cliente, e não simples prestadores de serviços.

 

7. REFORÇO DO MODELO DE TRABALHO HÍBRIDO 

Embora a popularidade do trabalho remoto tenha vindo a aumentar em alguns países nos últimos anos, este deu um enorme salto durante 2020, uma vez que as empresas por todo o mundo foram forçadas a adotar políticas de teletrabalho numa tentativa de conter a pandemia. Mas o que começou como uma medida temporária está agora a mostrar-se cada vez mais como o futuro do trabalho na grande maioria das organizações.

 

O modelo de trabalho híbrido – um cobiçado meio termo entre o teletrabalho puro e duro e o trabalho presencial a 100% – tem ganho ímpeto, já que se traduz em ganhos tanto para os funcionários, como para as empresas.

 

Aos funcionários é garantida uma dose ideal de flexibilidade, contribuindo para a sua satisfação e motivação. Já a empresa alcança uma maior retenção dos seus talentos, a redução de gastos mensais e a possibilidade de contratar talentos de todas as partes do mundo, com valências e níveis de especialidade diversos (o outsourcing pode ser, uma vez mais, peça-chave neste aspeto).

 

Sabemos ainda que mais de 75% dos funcionários da UE querem continuar a trabalhar em regime híbrido no longo prazo. E se existe um setor onde é possível o trabalho remoto ou híbrido é certamente o do IT. As candidaturas de emprego para trabalho remoto têm mais que duplicado desde março de 2020, sendo que a área da tecnologia é uma das três mais procuradas neste segmento, segundo uma estimativa do LinkedIn.

 

8. MAIS FLEXIBILIDADE E AGILIDADE 

Dado o galopante crescimento do setor IT e os imprevisíveis obstáculos que o mundo e o mercado vão apresentando, as empresas valorizam cada vez mais metodologias Agile e a capacidade de se readaptarem às circunstâncias.

 

Ora, flexibilidade é precisamente a palavra de ordem do outsourcing: não existem fronteiras geográficas; a pool de talentos especializados é ampla; a duração dos projetos e a dimensão das equipas são facilmente ajustados; e a rapidez na resposta é imbatível.

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